Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
A Secretaria Estadual de Saúde autorizou a prefeitura de Santa Maria a transformar o Pronto- Atendimento (PA) Flávio Miguel Schneider, no Bairro Patronato, em uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24h ampliada tipo II. Além disso, a UPA II, que hoje já funciona junto ao Hospital Casa de Saúde, passará a ser UPA Regional. A autorização foi divulgada no Diário Oficial do Rio Grande do Sul após parecer técnico da Coordenação da Urgência e Emergência do Estado.
Na prática, isso quer dizer que os gastos serão divididos entre prefeitura, Estado e União. Hoje, o investimento do Executivo no PA gira em torno dos R$ 6 milhões ao ano. Com a autorização, agora, o próximo passo é trabalhar na organização e no levantamento dos documentos necessários para a habilitação junto ao Ministério da Saúde.
Com o fim do ano doações de sangue caem pela metade
Conforme a coordenadora de Urgência e Emergência do município, Sandra Hertz, entre os dados, estão a assinatura de compromissos formais de, por exemplo, manter equipe de profissionais (com presença médica, de enfermagem e apoio administrativo) em atuação na nova UPA em todos os dias da semana, de que existe Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) habilitado no município, de implantar totalmente o acolhimento com classificação de risco, entre outros.
Segundo a secretária de saúde, Liliane Mello Duarte, a autorização dada pelo Estado representa um reconhecimento ao esforço da atual administração. As mudanças devem trazer melhorias em todo o processo de trabalho, garantindo a melhoria no acesso à saúde não só para os pacientes de Santa Maria, mas para os usuários referenciados da região. No que diz respeito à estrutura, a reforma do PA do Patronato, que começou em setembro, entrará nos padrões de uma UPA.